Tanto o Smartbank, financeira digital, quanto a Kunumi, empresa de tecnologia voltada para inteligência artificial, são companhias que, apesar de atuarem em segmentos diferentes, possuem um perfil muito próximo. Nossa missão em ambas as organizações foi levar propósito e consciência para as pessoas e os negócios a partir da vivência com os times e os fundadores (indivíduos visionários com inteligência bem acima da média) a fim de elaborar seus manifesto e novas estratégias. Por meio da condução de diversos workshops no mesmo modelo que utilizamos no Fleury e em outras empresas, criamos repertório comum a partir da conscientização das pessoas e da ampliação do nível de consciência das organizações para que tivessem o necessário apoio durante seus processos de construção de identidade, modelo de gestão e construção de equipes. Os dois processos nas duas empresas, até o presente instante, ainda continuam em andamento na Chie.

Como resultado de nossa atuação até o momento, entendendo que são duas startups que crescem exponencialmente e que passam por transformações muito rápidas, percebemos que era importante deixar muito bem estruturados os princípios perenes, as identidades, as estratégias e os manifestos de cada uma para apoiarem uma evolução sustentável e consciente para ambos os negócios. Os conteúdos desenvolvidos para cada uma deles pontos podem ser vistos nos próximos parágrafos.

O SmartBank, como ele próprio se define, tem a segurança de um banco e a agilidade de uma fintech. Tem estrutura bancária completa e aprovada pelo Banco Central, além de um DNA tecnológico. Conta com parceiros e acionistas com forte know-how de inovação e do mercado financeiro, como o The Hive Group: uma empresa de investimentos especializada na cocriação de startups envolvendo tecnologias de Inteligência Artificial e Big Data, com sede no Vale do Silício e operações no Brasil e na Índia. E o Grupo Indusval: grupo financeiro com mais de 50 anos de história, que possui executivos com grande história e notoriedade no mercado financeiro brasileiro. Seu propósito é potencializar empreendedores com soluções financeiras inclusivas e transformadoras por meio de valores que “inspiram o nosso jeito de ser Crescer Juntos, Aprendizagem, Transparência, Simplicidade e Atitude de Dono” [1].

Manifesto SmartBank

Acreditamos no potencial das pessoas, na sua capacidade empreendedora e que todos podem crescer e evoluir independente de sua história.

Confiamos que o poder de transformar o mundo se dá através de inquietações sobre o status quo, aprendizagem contínua e busca pela excelência e consistência em tudo que fazemos e com todos que cooperamos.

Nossa vocação empreendedora quer produzir e realizar coisas novas, arrojadas e desafiadoras para desenvolver uma nova realidade que transformem positivamente a vida de nossos clientes e parceiros e os ajude a realizar todo seu potencial de forma responsável, sustentável e sempre baseadas em atitudes e relações construtivas e de qualidade.

Desta forma, construímos um ecossistema digital inteligente, baseado em confiança, excelência e inovação, que na sua essência une criatividade, tecnologia, relações reais e de qualidade, valorizadas pela sua multiplicidade cultural e pela capacidade humana.

Somos um banco ágil, completo, descomplicado e ousado que acredita na inovação e no potencial humano realizador, com foco em criar experiências únicas respeitando a regulamentação e as regras do jogo para valorizar o tempo e as conquistas dos nossos clientes, parceiros, sócios e do nosso time, em equilíbrio com a sociedade e o planeta.

Nós buscaremos estar sempre conectados e integrados ao potencial de desenvolvimento de todos os parceiros e clientes de nosso ecossistema de negócios, mantendo vivo nosso propósito de tornar as melhores ideias uma nova realidade e fazer com que nessa jornada todos cresçamos juntos.

Muito prazer em conhecer você. Boas vindas de toda equipe SmartBank!

A Kunumi é uma empresa brasileira que nasceu na Universidade Federal de Minas Gerais para estudar e trabalhar com mecanismos de inteligência artificial com consciência e com ética. A Kunumi reimagina desafios complexos pelas lentes da inteligência artificial. Sua jornada é desbloquear novos pontos de vista e descobertas que vão levar nós, humanos, e nosso planeta para um futuro balanceado.[2] Outro foco da organização é não perder seus profissionais para as multinacionais de tecnologia, como Google e Facebook, por exemplo, e ter pessoas que tenham escolhido trabalhar em tecnologia para transformar positivamente a realidade.

Iniciada no começo de 2016, a Kunumi é fruto de muitos estudos e pesquisas de seus fundadores (um professor e um ex-aluno da UFMG) para criar uma plataforma tecnológica que imita o funcionamento do cérebro. Com sua rede neural artificial, a plataforma consegue analisar gigantescas bases de dados, encontrar padrões e trazer soluções para diferentes problemas que levariam décadas para ser resolvidos por seres humanos. É, em resumo, uma startup de inteligência artificial, o mesmo campo de pesquisa que está no radar das principais companhias de tecnologia do mundo. Seu propósito é distribuir conhecimento, prosperidade e bem-estar por meio do desenvolvimento responsável de Inteligência Artificial.

Dentre as incertezas críticas que levantamos durante o trabalho que fizemos juntos estavam sustentabilidade, clima, desigualdade e saúde. Questões que, para eles, ultrapassam sua capacidade em tamanho e complexidade. A Kunumi acredita que precisa escalar seu potencial para encontrar respostas a essas incertezas. E é nessa escalada que nos encontramos hoje, juntos, rumo a uma consciência mais ampla e ética. Manifesto da Kunumi?

[1] Website SmartBank. Disponível em <https://www.smartbank.com.br/>. Acesso em 31 de maio de 2020.

[2] Website Kunumi. Disponível em <https://www.kunumi.com/>. Acesso em 31 de maio de 2020.