A Fazenda da Toca é uma propriedade de 2.300 hectares, localizada em Itirapina, a 200 km da capital de São Paulo. Um lugar muito especial que é também um modelo de sustentabilidade para o Brasil e para o mundo. Desde 1971, a família Diniz lá se reúne para lazer e para pensar não só o seu futuro, mas o futuro do Brasil. A Fazenda tem uma longa história e já se dedicou a diversas atividades. Ao longo dos anos, teve variadas fases produtivas, com operação de citricultura e pecuária, e chegou a ser um importante centro de jogo de polo no passado. Em 2009, Pedro Paulo Diniz iniciou um novo capítulo: a Fazenda da Toca Orgânicos. Transformou a propriedade em um núcleo de produção de orgânicos em larga escala, que hoje mantém quatro grandes operações: ovos orgânicos, sob gestão própria da Fazenda, além de leite orgânico, grãos e sistemas agroflorestais (por meio de sistemas de parceria).

Como maior produtora de ovos orgânicos do país, a Toca contribui para dinamizar toda a cadeia produtiva orgânica ao ajudar a capacitar produtores e aumentar a demanda por insumos e grãos orgânicos, como milho e soja, base da agropecuária. A Toca também se consolidou como uma referência nacional em bem-estar animal no segmento de avicultura de postura.           Além de sua atividade que considera o respeito máximo pelos animais, pela natureza e por todas as pessoas envolvidas em seu processo produtivo, a Toca carrega em seu DNA o propósito de fortalecer o setor de orgânicos como um todo, colaborando para estruturar esse segmento em expansão. Para isso, a Toca se dedica a difundir conhecimento na produção orgânica, capacitando e formando outros produtores.[1]

Pedro Paulo Diniz, que, na época da fundação da Fazenda da Toca, já estava focado em sistemas agroflorestais e distribuição de produtos orgânicos, e sua ex-mulher Tatiana Floresti, em educação ecológica, foram morar na fazenda e transformaram o local em um polo de produção de orgânicos de larga escala: tanto que a Toca foi a primeira fazenda certificada como Empresa B no mundo ao se consolidar como negócio de impacto positivo. No percurso desse caminho, fomos convidados para auxiliar na construção da identidade e do manifesto da fazenda, mais ou menos como a atuação que tivemos no Fleury, para criar no negócio um modelo que fosse além das questões de sustentabilidade, alcançando formas de regeneração nos sistemas internos e externos à fazenda e gerando impactos positivos nos indivíduos, sociedade e natureza. Isto é, buscamos um modelo de gestão que proporcionasse não apenas a sustentabilidade do negócio, mas também impactos de aprimoramento e melhoria nos seus aspectos internos e do seu entorno. Era importante que a fazenda não só se tornasse um sistema que respeitasse a natureza e os indivíduos como também causasse transformações positivas neles.

Para construirmos a identidade e o manifesto, realizamos, em cerca de 18 meses, uma série de workshops com todos os stakeholders do negócios, incluindo os profissionais que atuavam na escola da Fazenda da Toca, para resgatar a história da empresa em busca de seus princípios perenes e para levantar as incertezas críticas a partir do entendimento do zeitgeist atual e em busca de possíveis cenários futuros para questões ambientais, da agricultura, da educação e de muitos outros temas relevantes para a atuação da empresa. Ao mesmo tempo, fizemos várias atividades complementares para o desenvolvimento da liderança da organização. A partir dessas atividades, que consideramos muito bem sucedidas, foi redigido o manifesto da Fazenda da Toca, ou seja, o discurso para expressão do propósito da organização:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Os resultados foram muito consistentes e a empresa teve um grande impulso de crescimento a partir dessas atividades. Foi desenhada a estratégia para os próximos anos e especificados os investimentos. Todas as ações que levantamos como formas potenciais para alavancar o negócio, como lojas próprias e ampliação de portifólio de produtos com iogurtes e sucos, por exemplo, continuam de alguma forma em vigor. Sabemos que cada sistema tem seu próprio ritmo e questões internas e, assim como nos outros casos aqui relatados, aprendemos a respeitar suas dinâmicas próprias e reconhecer o tempo de cada um. Também, que os resultados envolvidos em atuações dessa profundidade não vêm necessariamente na forma que você imaginava ou gostaria, mas sim de formas muitas vezes surpreendentes e inesperadas.

[1] Website Fazenda da Toca. Disponível em < https://fazendadatoca.com.br/nossa-historia/>. Acessado em 30 de maio de 2020.